Jovem Aprendiz Murialdo: Conheça a trajetória de Ester de Souza Novaski



Com 20 anos, Ester de Souza Novaski já acumula bastante aprendizado e conhecimento que adquiriu nos dois anos em que esteve no Centro de Formação Profissional Murialdo (CFPM). “Era meu primeiro emprego, estava procurando algo que eu poderia levar para sempre comigo, algo que me desse uma base do que eu seguiria profissionalmente, que me motivasse, fiquei sabendo que o Murialdo estava com vagas abertas, e selecionando jovens para participar de cursos profissionalizantes”, conta a jovem.

Ela se inscreveu e foi selecionada para participar como Jovem Aprendiz do Banco do Brasil. E, além disso, toda sexta-feira estaria no CFPM participando do curso de Gestão em Vendas e Atendimento, e por ser aprendiz bancária permaneceu no programa por dois anos. “Eu amo a comunicação com as pessoas, sempre me senti muito bem em dialogar, ouvir e instruir”, destaca. Ester entendeu que poderia ser uma grande oportunidade para se desenvolver nessa área, aprender como atender, receber e recepcionar o indivíduo.

Os ensinamentos adquiridos foram muitos: “aprendi muito, muito mesmo sobre persistência, temos que ter força de vontade, sobre como ser um profissional chave, sobre ser eficiente, ter eficácia, desenvolver a fala em público, aprender a fazer uma excelente apresentação de trabalho”, salienta. Além disso, ela enfatizou outros aprendizados, como: trabalhar em equipe, entendeu que deve ensinar, transmitir conhecimento e sempre pensar positivo, separando a vida pessoal e a vida profissional.

Atualmente, Ester cursa Gestão Comercial e Marketing e trabalha em um bazar, que possui como filial uma loja de tênis e uma ferragem. “O meu foco é o atendimento ao público, pois hoje eu sei me relacionar bem com meus clientes, criar vínculo, sei ir no tempo deles, ter empatia, entender que nem todas as pessoas que eu vou atender vão estar em um dia bom, e eu posso fazer ele se sentir melhor, oferecendo um bom atendimento”, comenta a jovem que diz colocar em prática quase 100% do que aprendeu com o curso, e a experiência que teve no Murialdo.

“Participar do Jovem Aprendiz é um primeiro passo, é ter conhecimento de como é o mercado de trabalho e estar capacitado para atuar nele, é aprender a se tornar alguém desejado pelo mercado. Aprendi no curso que precisamos ter um diferencial, e é necessário estar alinhado”, enfatiza. O curso é um grande passo para ter uma base profissional, e começar a trajetória de maneira positiva”.

Para quem iniciará o curso no próximo ano, Ester deixa o seguinte recado: “Aproveitem cada segundo, ouçam atentos cada dica, às vezes a mais simples possível, se dediquem, se entreguem a essa oportunidade que vocês estão tendo. Acreditem no próprio potencial, deem seu melhor, valorizem, exerçam o que estão aprendendo, coloquem em prática diariamente, sejam gratos”.

Sobre o Centro de Formação Profissional Murialdo:

Com mais de 20 anos de atuação, o Centro de Formação Profissional Murialdo (CFPM) já promoveu a inserção de mais 2.000 aprendizes no mundo do trabalho. O programa integra o Centro Técnico Social Murialdo, entidade sem Fins Lucrativos (ESFL), que prioriza o atendimento a adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social atendidos pela rede socioassistencial.

O Centro de Formação Profissional Murialdo possui registro junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e Cadastro Nacional de Aprendizagem Profissional – CNAP. Para ser Jovem Aprendiz Murialdo os adolescentes devem estar frequentando o ensino regular, em escolas da rede pública ou bolsistas em escola particular e ter entre 15 a 17 anos, estar cursando no mínimo o oitavo ano do ensino fundamental e possuir renda per capta de até meio salário mínimo. A idade máxima apenas não se aplica a pessoas com deficiência.

A Instituição assegura ao adolescente o direito a capacitação profissional, com respaldo legal na Lei de Aprendizagem nº 10.097/00. Esse programa promove a integração com o mundo do trabalho e respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento. Além disso, os cursos promovem formação humana e cidadã.