CEM - ESPAÇO DE CONVICÊNCIA

O serviço de convivência e fortalecimento de vínculos - Centro Educativo Murialdo atualmente atende 120 crianças/adolescentes e, em sua maioria, já estão referenciados nos CRAS, em especial ao CRAS Centro, o qual já realiza inúmeros eNenhuma descrição de foto disponível.ncaminhamentos para este serviço. Destaca-se que o serviço se faz necessário, pois sua localização central possibilita acolher crianças e adolescentes oriundos de diferentes bairros da cidade, o que na maioria dos casos auxilia os pais/responsáveis no que concerne ao transporte e acesso ao serviço. De forma complementar, também realizamos atendimento de alguns alunos que são bolsistas na Escola Murialdo, demonstrando, dessa forma, o perfil dos nossos usuários.

Conforme já colocado, destacamos que estamos sempre atentos à tipificação dos serviços socioassistenciais (2014), uma vez que norteia o atendimento realizado no Centro Educativo Murialdo, conforme segue:

Serviço realizado em grupos, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. Forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território. Organiza-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária. Possui caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade social. Deve prever o desenvolvimento de ações intergeracionais e a heterogeneidade na composição dos grupos por sexo, presença de pessoas com deficiência, etnia, raça, entre outros. (p.16).

Sendo assim, objetivamos continuar o serviço já realizado, atendendo a meta de 120 crianças/adolescentes que se encontram em vulnerabilidade social. Dessa forma, pretendemos contribuir com a redução de situações de riscos sociais, além de possibilitar a diminuição dos conflitos, comportamentos e atitudes violentas, estabelecendo relações sadias na convivência grupal, familiar e comunitária.

PÚBLICO-ALVO: adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social e risco pessoal, de ambos os sexos e de diferentes etnias.

FAIXA ETÁRIA: entre 06 (seis) a 15 (quinze) anos de idade.