SOMOS UMA FAMÍLIA!

Um carisma não é exclusividade de um grupo ou de uma congregação. Os carismas pertencem a toda a Igreja. Por isto existem muitas pessoas que se encantaram com aquilo que São Leonardo Murialdo viveu. Hoje se formou uma grande família em torno do Carisma de S. Leonardo Murialdo, onde todos os componentes se dedicam com muito amor na acolhida e ações educativas e sociais de proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes mais pobres e vulneráveis.

 

COMO SE EXPRIME?

A Família de Murialdo é uma realidade e uma experiência que nasce da descoberta do amor infinito, misericordioso, pessoal, atual e terno de Deus para conosco, e que, em torno do carisma, une pessoas diversas, em diferentes estados de vida. Sentir-se pertencente à Família de Murialdo, significa acolher na própria vida, com particular empenho, a vocação a seguir Cristo na "comunhão" e na "comunidade": a experiência da Família de Murialdo "gera novas formas de fraternidade" a partir do desejo de fazer comunhão e de viver a experiência de comunidade.

Na Família cada um se empenha em viver e testemunhar o carisma de acordo com as características próprias de seu estado de vida e de sua vocação: neste sentido, sentir-se parte da Família é um empenho a fortalecer a própria identidade vocacional.

Chamar-se "Família de Murialdo", constituída pelo vínculoespiritual que é o carisma, lembra atitudes, comportamentos, estilos relacionais. "Família" significa quotidianidade: uma célula viva da Família de Murialdo se desenvolve e cresce em todos os lugares onde hoje vivem as comunidades do josefinos ou das murialdinas ou onde existem comunidades de leigos que se reconhecem em torno do carisma de Murialdo. Cada "célula" local tem sua própria característica, ligada à sua história, às presenças, ao ambiente, mas cada uma delas se sentirá parte da Família pela força unificante e de comunhão do mesmo carisma. O nascimento e a consolidação de "células" da Família de Murialdo em nível local é sinal da vitalidade, da fertilidade e talvez também da perspectiva de futuro das presenças dos josefinos, das murialdinas ou dos leigos consagrados num determinado ambiente.

Família significa reciprocidade: esta nova forma de fraternidade envolve a cada um, não a partir de sua função, mas da experiência do carisma que está fazendo na própria vida. Neste sentido a partilha se fundamenta numa reciprocidade absoluta pela qual cada um pode dar e receber ao mesmo tempo. Família significa “calor humano, afeto, solidariedade”. A alegria de experimentar o amor terno e misericordioso de Deus molda em nosso coração estas atitudes.

Murialdo usou em diversas ocasiões a expressão "uma bem unida família" e falou de "unidade de afeto e amizade”. Este estilo relacional marcado pela simplicidade afetuosa e pela cordialidade nas relações é uma característica freqüentemente reconhecida nos ambientes onde vivem e atuam filhos e filhas de Murialdo: torna-se agora estilo relacional da Família de Murialdo que inspira relações ricas de sensibilidade e ternura entre as pessoas, capacidade de dar e receber afeto, atitude de acolhida e de perdão, disponibilidade a dar-se e sacrificar-se pelos outros.

A Família de Murialdo, constituída em torno do carisma, alimenta-se, acima de tudo, da Palavra de Deus procurada e amada como pão quotidiano, compartilhada com simplicidade entre os irmãos e as irmãs, fonte de luz para o caminho pessoal e comunitário e de força para viver diariamente na fidelidade e na alegria. A família do Murialdo compartilha a paixão educacional e o anseio de evangelização das crianças, adolescentes e jovens, sobretudo dos mais pobres e abandonados, e dos pobres, na sua realidade concreta, nas famílias, no seu meio-ambiente.

Esta paixão é um compromisso pessoal e político, um testemunho explicito, uma escolha concreta, um lugar para dar força vital à própria vida cristã e à fidelidade à vocação recebida.

 

A FAMILIA DE MURIALDO é assim composta:

1. Congregação dos Josefinos de Murialdo;
2. Congregação das Irmãs Murialdinas
3. Instituto Secular Murialdo
4. Leigos Amigos de Murialdo;
5. Associação das Mães Apostolicas (AMA).