Jovem Aprendiz Murialdo: Conheça a trajetória de Gabriela Bacedo
Aprender a trabalhar em equipe, respeitar as diferenças, ser responsável com horários e confiar em si, esses foram os principais ensinamentos adquiridos no Centro de Formação Profissional Murialdo (CFPM) por Gabriela Bacedo. A jovem de 23 anos passou pelo projeto em 2014 e hoje é estudante de Medicina Veterinária, e atua na Inspetoria de Defesa Agropecuária de Caxias do Sul.
“Eu queria fazer cursos para adquirir conhecimento e o Jovem Aprendiz proporcionava o aprendizado e a oportunidade de cota, até porque, cursando o Ensino Médio, aprendendo e com troquinho no bolso é tudo que um adolescente nessa fase quer”, destaca Gabriela. Ela ainda ressalta que o mercado de trabalho traz mais cobranças do que apoio, e ser um aprendiz é um momento de aprender com os erros para não os cometer profissionalmente.
As lembranças do período que passou no CFPM são definidas como parceria e companheirismo. “Dentro da sala éramos iguais, todos com o mesmo objetivo, um torcendo e vibrando pelo outro na hora da dificuldade, ensinando e aprendendo”, ressalta.
Para quem vai fazer parte do projeto no próximo ano, Gabriela deixa o seguinte recado: “Aproveitem ao máximo, se entreguem e extraiam tudo o que vocês puderem. Esse período que estiverem aí será reflexo dos futuros profissionais que vocês serão. Não é fácil, mas é possível, basta ter vontade”, enfatiza.
Sobre o Centro de Formação Profissional Murialdo:
Com mais de 20 anos de atuação, o Centro de Formação Profissional Murialdo (CFPM) já promoveu a inserção de mais 2.000 aprendizes no mundo do trabalho. O programa integra o Centro Técnico Social Murialdo, entidade sem Fins Lucrativos (ESFL), que prioriza o atendimento a adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social atendidos pela rede socioassistencial.
O Centro de Formação Profissional Murialdo possui registro junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e Cadastro Nacional de Aprendizagem Profissional – CNAP. Para ser Jovem Aprendiz Murialdo os adolescentes devem estar frequentando o ensino regular, em escolas da rede pública ou bolsistas em escola particular e ter entre 15 a 17 anos, estar cursando no mínimo o oitavo ano do ensino fundamental e possuir renda per capta de até meio salário mínimo. A idade máxima apenas não se aplica a pessoas com deficiência. A Instituição assegura ao adolescente o direito a capacitação profissional, com respaldo legal na Lei de Aprendizagem nº 10.097/00. Esse programa promove a integração com o mundo do trabalho e respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento. Além disso, os cursos promovem formação humana e cidadã.