Jovem Aprendiz Murialdo: Conheça a trajetória de Bárbara de Andrades Borda



O Programa de Aprendizagem Profissional é a oportunidade que os jovens possuem para ingressar no primeiro emprego e assim, promover a experiência teórico e prática dentro de empresas. Esse é o objetivo do projeto do Instituto Leonardo Murialdo que existe há mais de 20 anos em Caxias do Sul.

Um exemplo dessa parceria de sucesso é a estudante Barbara de Andrades Borda, 18 anos. Ela participou do projeto no ano de 2020 e hoje está inserida no mercado de trabalho na área de Recursos Humanos. Barbara ressalta que para os jovens que procuram o protagonismo e crescimento em todos os âmbitos, o ato de ser aprendiz é indispensável. “É nesta fase da vida profissional que surge o autoconhecimento, é por meio de trajetos como esse que ganhamos coragem e uma base sólida para uma boa carreira profissional”.

Hoje, Barbara está cursando graduação em Recursos Humanos e é funcionária do Colégio Murialdo. Ela destaca que participar do Centro de Formação Profissional proporcionou diversos ensinamentos tanto para o crescimento profissional, quanto pessoal. “Por meio do Projeto, pude sentir o acolhimento do Murialdo como um todo, partindo de um ensino não apenas teórico, mas de um estudo que narra sobre o amor e empatia para com as pessoas”.

A estudante relembra que algumas das lembranças mais marcantes do período em que participou do curso foram os momentos de espiritualidade. “Diariamente, um aprendiz, simultaneamente, promove a espiritualidade, trazendo consigo texto, música, dinâmicas ou até vídeos para reflexão com a turma. É por conta dessa troca de experiência e sentimento de afeto, que eu me apaixono cada dia mais pelo Murialdo como um todo”, afirma.

 

Barbara ainda deixa algumas dicas para os aprendizes que iniciarão o projeto de Jovem Aprendiz:

- Aceitar e ter ciência sobre todos os desafios de ser um Jovem Aprendiz: Passamos a ter mais responsabilidades e fazermos parte de um Projeto que confia em nós e em nosso potencial.

- Resiliência e mente aberta: Precisamos, a partir desse momento, adquirir uma visão 360 e uma mente mais aberta para novos pontos de vista! Ao entrar no Projeto, interagimos com diferentes pessoas de culturas distintas, e para isso, também é necessária maturidade.

- Muitas seriam as dicas para os aprendizes iniciantes, e uma delas é o “melhor aproveitamento”. Faça valer a pena! Curta todos os momentos em conjunto com os colegas e professores do curso, honre os espaços que você utiliza e as memórias que virão depois!

 

Sobre o Centro de Formação Profissional Murialdo:

Com mais de 20 anos de atuação, o Centro de Formação Profissional Murialdo (CFPM) já promoveu a inserção de mais 2.000 aprendizes no mundo do trabalho. O programa integra o Centro Técnico Social Murialdo, entidade sem Fins Lucrativos (ESFL), que prioriza o atendimento a adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social atendidos pela rede socioassistencial.

O Centro de Formação Profissional Murialdo possui registro junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e Cadastro Nacional de Aprendizagem Profissional – CNAP. Para ser Jovem Aprendiz Murialdo os adolescentes devem estar frequentando o ensino regular, em escolas da rede pública ou bolsistas em escola particular e ter entre 15 a 17 anos, estar cursando no mínimo o oitavo ano do ensino fundamental e possuir renda per capta de até meio salário mínimo.

A idade máxima apenas não se aplica a pessoas com deficiência. A Instituição assegura ao adolescente o direito a capacitação profissional, com respaldo legal na Lei de Aprendizagem nº 10.097/00. Esse programa promove a integração com o mundo do trabalho e respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento. Além disso, os cursos promovem formação humana e cidadã.