Jovem Aprendiz Murialdo: conheça a história da egressa Valéria Dalanholli dos Santos
“No Centro de Formação Profissional Murialdo aprendi a ser mais humana e ter empatia com o próximo e, principalmente, atender da melhor forma possível quem pede nosso auxílio”. Com essas palavras, a egressa Valéria Dalanholli, 27 anos, define os principais ensinamentos adquiridos no Centro de Formação Profissional Murialdo, entre os anos de 2009/2010. Além disso, ela carrega consigo esse período como parte integrante de tudo o que construiu até hoje.
Natural de Bom Jesus, Valéria procurou o Jovem Aprendiz por incentivo do marido, Marcelo Gonsalves, que também participou do programa. “Um passo que marca o início da vida profissional do jovem, que busca ser um profissional diferente no mercado de trabalho. É o momento que você pode errar sem se sentir culpado e ter que prestar contas para seu chefe. É a fase de treinar e ter um norte de qual rumo seguir”, destaca.
Quando estava finalizando o período como Jovem Aprendiz, surgiu a oportunidade de trabalhar no Colégio Murialdo. Em 2015, iniciou os estudos na Faculdade Murialdo em Ciências Contábeis, concluiu em 2019. “Hoje trabalho como Secretária no Colégio Murialdo, tenho uma equipe maravilhosa e sou muito feliz aqui”.
Para finalizar, ela deixa o seguinte recado para quem ingressar no programa Jovem Aprendiz: “Faça de conta que é um trabalho ‘de verdade’ e se dedique ao máximo! Como se alguém estivesse olhando para você. No fim, colherá os frutos”, enfatiza.
Sobre o Centro de Formação Profissional Murialdo:
Com mais de 20 anos de atuação, o Centro de Formação Profissional Murialdo (CFPM) já promoveu a inserção de mais 2.000 aprendizes no mundo do trabalho. O programa integra o Centro Técnico Social Murialdo, entidade sem Fins Lucrativos (ESFL), que prioriza o atendimento a adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social atendidos pela rede socioassistencial.
O Centro de Formação Profissional Murialdo possui registro junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e Cadastro Nacional de Aprendizagem Profissional – CNAP. Para ser Jovem Aprendiz Murialdo os adolescentes devem estar frequentando o ensino regular, em escolas da rede pública ou bolsistas em escola particular e ter entre 15 a 17 anos, estar cursando no mínimo o oitavo ano do ensino fundamental e possuir renda per capta de até meio salário mínimo. A idade máxima apenas não se aplica a pessoas com deficiência. A Instituição assegura ao adolescente o direito a capacitação profissional, com respaldo legal na Lei de Aprendizagem nº 10.097/00. Esse programa promove a integração com o mundo do trabalho e respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento. Além disso, os cursos promovem formação humana e cidadã.